Atividades Complementares

      • AACC e Atividades Complementares

      • O QUE SÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

         

        As atividades complementares são ações para enriquecimento curricular paralelas às demais atividades acadêmicas. Classificadas como obrigatórias para a graduação do aluno, portanto, deverão ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso.

        Um dos principais objetivos no desenvolvimento das atividades complementares é motivar o estudante a participar de projetos que enriqueçam os seus conhecimentos no ensino-aprendizagem. Tais projetos devem valorizar o crescimento social, cultural, profissional e humano.

        1 - Como posso exercer as Atividades Complementares?

        As atividades complementares podem ser exercidas pelo graduando, por meio de estudos e métodos independentes, presenciais e/ou a distância.

        2- Por que as Atividades Complementares são obrigatórias?

        As atividades complementares têm obrigatoriedade determinada pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação e pela Lei 9.394/96, que institui as Diretrizes da Educação Nacional, e ressalta em seu artigo 3º a “valorização da experiência extra-classe”.

        3- Qual a finalidade do programa de Atividades Complementares?

        A finalidade das atividades complementares é de proporcionar ao acadêmico experiências diferentes e essenciais para o seu futuro profissional, buscando ao máximo ampliar a articulação teoria/prática e apresentar a realidade do mercado de trabalho.

        4 - Quais Atividades Complementares podem ser consideradas pela minha instituição de ensino?

        Participar ou elaborar projetos institucionais, de pesquisas e/ou monitorias devidamente supervisionados por docentes.
        Participar de congressos, simpósios, seminários, conferências, palestras, etc. 
        Participação como ouvinte em bancas de monografia, dissertação e/ou teses: estas atividades consistem na participação de acadêmicos como ouvintes na defesa de trabalhos científicos relacionados à área de formação.
        Estágios na área de atuação relacionados ao seu curso.
        Participar de cursos de extensão, onde o conteúdo programático auxilie no desenvolvimento e nas habilidades ligadas à profissão. Inclusive, os cursos livres são considerados como cursos de extensão.

        Atenção: Sempre consulte a coordenação de ensino para obter maiores informações sobre as atividades complementares. Existem várias outras atividades e requisitos necessários para a validação das mesmas, segue abaixo.

        Quadro de atividades complementares: ADM/CC/TEC

        Quadro de atividades complementares: LETRAS

         

         

         

         

         

    • Contatos

      • FACISABH
      • secretaria@facisa.com.br
      • contatosecretaria@facisa.com.br
      • Av. Antonio Carlos 521, Lagoinha - Belo Horizonte/MG
      • 3421-2207